Depois do Galo da Madrugada sĂł saĂ no outro dia para voltar a Olinda. Fui de ĂŽnibus e no radinho de pilha do motorista tocava Reginaldo Rossi e muita gente acabou acompanhando formando um coral, o motorista nĂŁo estava nem ai e ainda movimentava os ombros conforme o ritmo. AliĂĄs musica e ambiente descontraĂdo eram constantes nos ĂŽnibus que usei durante o carnaval. Foi engraçado e o “Rei do Brega” ajudou a passar o tempo.
Quem vai curtir o carnaval em Olinda mas fica hospedado em Recife acostuma com o trajeto entre as duas cidades (uma colada na outra) que pode ser feito de taxi ou muito bem de ĂŽnibus. EntĂŁo a melhor maneira Ă© jĂĄ ir entrando no clima. Eu usei muito o ĂŽnibus comum mesmo (passagem R$ 2,15), e como estava em Boa Viagem o trajeto demorava em torno de meia hora. Mas tem o Expresso da folia que vai direto.
Pelo que li, ouvi e pude perceber o carnaval em Olinda Ă© bom durante o dia, e Ă noite o melhor Ă© em Recife. Por isso muita gente prefere ficar hospedado na Capital, eu acompanhei o bonde e fiquei em Recife. EntĂŁo chegava em Olinda por volta das 10 horas e saia em torno das 17 horas para poder descansar um pouco e Ă noite me deslocava tambĂ©m em Recife para os polos de carnaval. Mas se vocĂȘ nĂŁo pensa em curtir o carnaval em Recife, a melhor coisa Ă© ficar logo hospedado em Olinda e se jogar. Assim vocĂȘ jĂĄ vai acordar (provavelmente ao som do frevo) na folia e sem ter hora para acabar.
Para quem fica hospedado em Olinda economiza nos trajetos, jĂĄ que Ă© possĂvel ir a pĂ© para a folia que acontece no Centro HistĂłrico. E mesmo que queira ir ao carnaval de Recife vai precisar se deslocar sĂł a noite ou no sĂĄbado para ir ao Galo da Madrugada. Olinda oferece Pousadas, HotĂ©is e HĂłsteis alĂ©m de casas que sĂŁo alugadas durante o carnaval e hospedam vĂĄrias pessoas.
Carnaval em Olinda nĂŁo pode faltar passista de frevo e nem a sombrinha.
Eu fui trĂȘs dias a Olinda e gostei muito do carnaval de lĂĄ. O carnaval em Recife Ă noite Ă© muito bom, Ă© animado e tem boas atraçÔes mas em Olinda a animação da rua contagia. Ă sĂł chegar e vocĂȘ jĂĄ houve o frevo e logo tem um bloco descendo a ladeira (ou subindo), e aĂ Ă© sĂł acompanhar. Se nĂŁo quiser acompanhar Ă© sĂł ficar em pontos estratĂ©gicos como na praça da Prefeitura ou entĂŁo no Alto da SĂ© para ver o que hĂĄ de melhor. Mas para chegar lĂĄ (principalmente o Alto da SĂ©) Ă© preciso disposição para enfrentar as ladeiras embaixo de sol muito quente e muita, mas muita gente. Por isso vĂĄ devagar curtindo o que aparecer no caminho, os blocos, as brincadeiras e os personagens.
Cheguei até fazer uma lista com nomes de alguns blocos indicados para eu acompanhar mas nem levei em consideração, deixei me levar pelo blocos que apareciam e me diverti bastante. São tantos que não necessariamente tem que acompanhar um até o final. Eu muitas vezes ia atrås de um bloco e logo aparecia outro e eu desviava.
Acostumando com as ladeiras desde criança.
Carnaval em Olinda nĂŁo pode faltar os bonecos gigantes.
Esses ai estavam descansando.
Decoração em frente a prefeitura da cidade.
Enquanto isso na sala da justiça.
Bloco do Pré-Sal.
A fantasia do cara era uma mesa de bar com uma sombrinha. Imagina andar assim pelas ladeiras de Olinda.
Bloco de Maracatu.
Bloco de Maracatu.
Na hora da fome o que nĂŁo vai faltar Ă© lugar para comer, mas como tem muitas ladeiras a alimentação fica concentrada nas praças. No alto da SĂ© funciona como se fosse uma “praça de alimentação” com vĂĄrias barraquinhas vendendo churrasquinho, salgados, charque com macaxeira…. quem preferir um restaurante para comer melhor eu sugiro o restaurante Olinda Art & Grill, localizado em uma rua estreitinha (um beco) em frente a catedral ao lado da praça. Comida boa e farta. Outro achado foi uma padaria prĂłxima a CĂąmara de vereadores, servia almoço e era climatizada. E quem conhece o calor de Olinda, sabe o valor que tem um lugar com ar condicionado.
VEJA TAMBĂM:
2 ComentĂĄrios
Sou criado no rio ,porem tenho orgulho de ser pernambucano,meu pai de palmares minha mĂŁe de olinda e eu de casa amarela.
ResponderExcluirO seu Estado Ă© maravilhoso. Adorei o carnaval de Recife e Olinda, eu quase fiquei hospedado em Casa Amarela. Volte sempre ao meu blog.
Excluir