O POST A SEGUIR EU ESCREVI EM 2010, EM 2020 A CIDADE DE VITORIA IRÁ COMPLETAR 469 ANOS, É A TERCEIRA CAPITAL MAIS ANTIGA DO BRASIL DEPOIS DE RECIFE E SALVADOR.
Que tal um lugar com segurança, estacionamento fácil e grátis e com boas opções de bebidas e comida? Pois é, este lugar existe em Vitória, é o horto mercado. No mesmo espaço é possível encontrar lojas de artesanato, ateliê, cervejaria, cachaçaria, café, restaurantes, loja de produtos orgânicos, sorveteria, bomboniére, pizzaria, lanchonete e até supermercado. Tudo isso em um ambiente climatizado e confortável.
Confesso que quando fui conhecer o horto mercado, logo quando foi reinaugurado em 2007, eu não gostei muito. Esperava encontrar algo parecido com o mercado central de Belo Horizonte ou o mercado municipal de São Paulo, uma coisa mais popular com cara de mercado mesmo com toda movimentação de pessoas que um mercado sugere. No entanto não vi isso, encontrei um local onde quase a metade do espaço é ocupado por um supermercado e o restante por poucas lojas.
Mas como tempo passeio a gostar do local. A distribuição do espaço continua dando prioridade a um supermercado, mas há quem diga que o supermercado atrai as pessoas para o local que antes ou depois das compras sempre param para tomar um chope, comprar uma lembrança, jantar, etc.. Na verdade uma coisa complementa outra.
O que importa é que numa cidade como Vitória onde estacionamento é algo complicado, o Horto mercado é um paraíso onde oferece bastante vagas para automóvel, e pra nós que trabalhamos com excursões, também oferece facilidade para ônibus de turismo.
No espaço Agricultura em Movimento, da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, acontece vários projetos entre eles mostras mensais de artesanatos, degustação e divulgação da produção agrícolas de vários municípios. esses projetos tem como objetivo aproximar o meio urbano do meio rural.
No horto mercado você encontra um entreposto da cachaça capixaba Santa Terezinha, produzida desde 1943. Uma loja bonita e com embalagens de muito bom gosto valorizando a arte capixaba.
Na casa do cervejeiro os amantes da cerveja irão encontrar boas cervejas brasileiras, diferentes destas que encontramos em qualquer bar, e as melhores cervejas importadas. Mas para quem prefere o chope, o casa oferece o chope artesanal (o nome dele é este) produzido pelo proprietário da casa que é um mestre cervejeiro. E para acompanhar a cerveja ou o chope, tem a opção de pratos alemães como chucrutes, Eisbein e o salsichão.
Mas se você não gosta de cachaça nem de cervejas não se preocupe, pois no Café da Ilha é possível saborear uma boa Xícara de café, além de drinks diversos e sanduiches.
Apostando no local, Magali abriu junto com uma amiga o Ateliê Espírito da Arte. Um espaço onde o cliente sempre vai encontrar uma das artistas e assim poder encomendar uma peça exclusiva.
O HortoMercado possui também uma ampla varanda onde você pode saborear pratos de um dos restaurantes do local, inclusive a moqueca capixaba.
O horto mercado possui uma boa estrutura com banheiros e caixas eletrônicos. Além de estar localizado em uma região privilegiada e de fácil acesso inclusive com ponto de ônibus em frente(linhas 0290, 0211, entre outras).
Falta um ponto de informações turísticas pois segundo comerciantes, o local tem recebido visitas de turistas e eles sempre querem saber algo mais sobre a cidade. Ainda segundo comerciantes, falta uma maior divulgação do local.
O Horto mercado funciona de segunda a quarta-feira das 08h às 23 horas. De quinta a sábado de 08h a meia noite e domingos e feriados de 11h às 17 horas. Por isso vá ao Horto mercado seja para fazer compras, almoçar, tomar um chope ou reunir com os amigos no happy hauer.
Visite o site: www.hortovitoria.com.br
Veja também:
0 Comentários