Achei esta foto no facebook da turma de Guia de Turismo que dou aulas. Foi tirada por algum aluno durante uma visita ao sul do estado. Este lugar é São Pedro do Itabapoana, um distrito do município de Mimoso do Sul, onde podemos encontrar um grande acervo de construções coloniais do período em que o café movimentava a economia do lugar.
São Pedro foi sede do município e chegou a ser um dos mais populosos do estado. Em 1930 com a mudança da sede para Mimoso do Sul, o lugar parou no tempo e foi transformado em um sítio histórico e tombamento como Patrimônio Cultural.
Lá encontramos ruas calçadas com pedras pé de moleque, casas com portas e janelas ainda abertas durante o dia e a mercearia de “secos e molhados” onde o morador encontra de tudo, desde utensílios de casa, calçados e comida. E o que melhor, não precisa levar dinheiro pois ainda existe a caderneta onde o fiado é anotado.
Também é na mercearia que o pessoal despois de um dia de trabalho na roça se encontra para saber das novidades e beber um “purinha” antes do jantar.
A visita neste dia foi muito boa, fomos bem acolhidos pelos moradores. Vistamos a igreja, a casa do morador Beto e é claro a mercearia do André que mostrou pra gente uma relíquia, um antigo livro com a história do lugar. Além de conhecer um pouco mais sobre a história, saboreamos uma boa mortadela. Mas não deixamos fiado.
0 Comentários