05 da manhã, hora de levantar para atender um grupo de turismo pedagógico. É… guia de turismo acorda cedo para trabalhar, ao contrário de que muita gente pensa.
Roteiro do dia: Projeto TAMAR em comboios e visita a Vila de Regência em Linhares, norte do Espírito Santo. Fazia tempo que eu não trabalhava com alunos, principalmente crianças.
Sai as 07 horas da escola e depois de quase 03 horas de viagem cheguei em Regência (existe um caminho mais perto, mas não sei porque as agências não gostam de passar por ele). Regência é uma Vila de pescadores no município de Linhares, conhecida dos surfistas pela sua praia com muitas ondas, pelo carnaval que vem a cada ano atraindo mais pessoas. É também conhecida por ser a terra de Caboclo Bernardo, um pescador que salvou muita gente de naufrágio, e por isso é considerado um herói capixaba. Para comemorar esta bravura, todo acontece a festa do Caboclo Bernardo com uma grande programação cultural.
Em Regência, foi instalada uma das primeiras bases do Projeto TAMAR, e é lá que são confeccionadas, pelas esposas e filhas dos pescadores, as camisas do projeto e vendidas em todo Brasil.
Graças a tudo isto, Regência é muito procurada pelas escolas da Grande Vitória para desenvolver o turismo pedagógico.
Chegando em Regência as crianças saíram do ônibus como passarinho sai da gaiola, livres. E como se tivesse sido combinado, havia uma turma de estudantes da escola local praticando atividades ao ar livre. Funcionou como uma recepção.
Porém havia uma programação e não podíamos demorar. Começamos a nossa visita pelo Museu Histórico, lá eles puderam ver fotos da Regência antiga, conhecer a história do lugar e do Caboclo Bernardo, além de ter contato com a cultura popular através de instrumentos, utensílios e fotos.
Seguindo fomos ao Centro Ecológico onde são desenvolvidas atividades ambientais de uma forma muito prazerosa, como uma trilha pela mata ciliar até o rio doce. Assim ocupamos todo o tempo até a hora do almoço.
Mas o melhor estava por vir, após o almoço para fechar o dia com chave de ouro, levei os alunos para conhecer a Base do Projeto TAMAR em Comboios. E eles continuaram se divertindo e nem perceberam que tiveram um dia de aprendizado.
2 Comentários
parabens pelo entusiasmo, estou começando a vida e assim mesmo nos leva por caminhos nao pensados porem nunca distantes de nossa felicidade, fe e sucesso!
ResponderExcluirObrigado pela vista. Volte sempre ao meu blog.
Excluir