Na minha última viagem pela região do Vale do Paraíba no estado de São Paulo, conheci um lugar maravilhoso: o Seminário Frei Galvão.
As cidades de Cachoeira Paulista, Guaratinguetá e Aparecida compõem um roteiro que tem sido chamado de Roteiro da Fé. Cachoeira Paulista é onde está localizada a Canção Nova, uma comunidade carismática da Igreja Católica, que recebe caravanas do Brasil inteiro para os seus encontros com muita pregação e louvores. Aparecida é onde está a Basílica da Padroeira do Brasil e dispensa comentários, e entre as duas cidades está Guaratinguetá que é a terra do Frei Galvão, o Primeiro Santo Brasileiro.
E de três anos pra cá tenho acompanhado um grupo nesse roteiro. Como o grupo que levo é formado praticamente pelas mesmas pessoas, tento a cada ano visitar e conhecer algo novo. Este ano fui conhecer o Seminário Frei Galvão e gostei muito, é bem diferente dos outros lugares do roteiro. Não existe lá o comercio exagerado que rodeia a Basílica de Aparecida e nem a liturgia emotiva da Canção Nova. O seminário é tranquilo, silencioso e simples, bem característico dos Franciscanos.
O Seminário Franciscano Frei Galvão pertence à Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, a mesma do Convento da Penha em Vila Velha – ES, e dedica-se desde 1942 à formação dos futuros franciscanos.
Fui com o grupo sem avisar, no guia turístico da região estava escrito que eles recebiam a todos sem precisar marcar e quando cheguei o portão estava literalmente escancarado, como se acolhesse a todos. Então fui entrando com o grupo e passamos pelo jardim de entrada, nele tem uma imagem enorme de Nossa Senhora de Fátima. Na porta do seminário estava o Frei Soneca que logo veio nos receber, cumprimentou a todos com calma e sorrindo.
Nos levou primeiro à Capela e lá falou um pouco sobre o seminário e nos abençoou. Por último pediu que eu segurasse uma relíquia de São Frei Galvão e distribuiu as suas pílulas. Em seguida fez uma visita guiada pela parte do seminário que aberta ao público.
O seminário tem duas exposições permanentes bem interessante, uma de presépios de várias partes do mundo e outra só de São Francisco confeccionado com vários materiais. O lugar é bonito e vale a pena uma parada quando você estiver passando pela região do Vale do Paraíba. Ele fica bem ao lado da BR 116, a via Dutra.
Atendimento aos Romeiros: Diariamente: 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h - inclusive feriados e finais de semana.
Seminário Franciscano Frei Galvão. Av. Integração, 151 - Bairro São Bento - CEP 12.522-030 . Guaratinguetá/SP .
http://www.seminariofreigalvao.com.br/
Telefone: (12) 3132-6233
Email: freigalvao@franciscanos.org.br
0 Comentários