Julho é o mês dos grandes festivais de música aqui no estado. São três para agradar os mais variados gostos, de forró pé de serra a sanfona e viola passando por música erudita. Escolha o seu festival e venha para o Espírito Santo, ou aproveite todos.
Os lugares também são bem diferentes, um no litoral capixaba com direito a dunas, outro nas montanhas com direito a frio, vinho e comida típica alemã, e o outro no interior do estado dentro de um sítio histórico.
FESTIVAL NACIONAL DE FORRÓ DE ITAÚNAS
O Festival Nacional de Forró de Itaúnas (VEJA O SITE), vai acontecer entre os dias 19 e 26 de julho e como sempre vai reunir gente de vários lugares do Brasil para dançar o forró Pé-de-serra. O Festival já está na sua 14ª edição e nos anos anteriores trouxe gente como Marinês, o saudoso Dominguinhos e Xangai. Este ano o festival vai começar muito bem com show do grupo Falamansa logo no primeiro dia.
O Festival além dos shows que começam por volta das 23 horas e vão até de manhã, promove disputa entre novos talentos musicais do forró pé-de-serra, oferecendo premiação em dinheiro e gravação de CDs .
O principais shows acontecem em casas fechadas e para assistí - los é preciso adquirir os ingressos (VEJA NO SITE DO FESTIVAL), mas não se preocupe pois nas ruas é comum encontrar trios tocando um bom forró.
Itaúnas é uma Vila (LEIA MAIS AQUI) no município de Conceição da Barra, norte do Espírito Santo, que recebe muita gente de vários lugares do Brasil durante o verão, feriados e principalmente no festival. Possui atrativos naturais como o rio que dá nome ao lugar, dunas, praias e o Parque Estadual de Itaúnas.
A Vila oferece uma boa estrutura de pousadas, camping e casas de aluguel. Mas é preciso correr pra conseguir um lugar durante o festival. VEJA AQUI HOSPEDÁGEM.
COMO CHEGAR:
Vitória - Conceição da Barra: 256 km.
Itaúnas - Conceição da Barra: 30 km, sendo 22 de estrada de terra.
Para quem for de carro saindo de Vitória, o trajeto é pela BR 101 norte até o trevo para Conceição da Barra, onde entra na ES 421 viajando aproximadamente 10 km até o início da estrada de terra que fica à esquerda.
Para quem for de ônibus saindo de Vitória, o percurso é feito até Conceição da Barra pela Viação Águia Branca e depois pela viação Mar Aberto ( tel. 27 3762-2093 ).
|
FESTIVAL INTERNACIONAL DE INVERNO DE DOMINGOS MARTINS
Para quem prefere o frio da montanha, o melhor é o Festival de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins (SITE DO FESTIVAL). Este ano será a XXI edição e vai acontecer de 18 a 27 de julho. O festival é o maior evento de música clássica e popular do estado.
Durante os dez dias do festival vão acontecer várias oficinas musicais e muitos shows em vários lugares da cidade, e o melhor que são gratuitos. Na programação deste ano tem shows de Zizi Possi , Guinga e Zélia Ducan.
Os principais shows acontecem no palco montado na praça central da cidade, transformando o lugar em ponto de encontro de moradores, turistas e visitantes que movimentam o lugar ouvindo boa música, bebendo vinho e aproveitando a gastronomia local.
Dos três festivais esse é o que acontece mais próximo de Vitória. Domingos Martins está a 42 km de Vitória na região serrana do estado. Cidade colonizada por imigrantes alemães e italianos com muitos atrativos naturais, clima agradável e um extenso calendário de festas, é bastante procurada durante o ano todo.
A cidade oferece uma boa estrutura de hospedagem com hotéis, pousadas, projeto Cama e Café e casas para aluguel. Mas a procura é grande para o período do Festival. Leia mais sobre Domingos Martins.
COMO CHEGAR:
Vitória – Domingos Martins: 42 km.
Saindo de carro de Vitória no sentido sul pela BR 262. De ônibus você chega a Domingos Martins pela VIAÇÃO ÁGUIA BRANCA. |
FESTIVAL DASANFONA E VIOLA DE SÃO PEDRO DO ITABAPOANA
E por último no período de 19 a 27 de julho teremos o XVII Festival da Sanfona e Viola em São Pedro do Itabapoana. Como em Domingos Martins, esse festival oferece oficinas musicais e como em Itaúnas acontece apresentação entre concorrentes além de shows.
As apresentações acontecem em três tablados montados em lugares diferentes de São Pedro permitindo que aconteçam shows simultâneos. E pelas ruas é possível ouvir uma boa moda de viola.
Nas edições anteriores grandes nomes da Música Popular Brasileira estiveram no Festival da Sanfona e Viola, como Sérgio Reis, Renato Teixeira, Zé Ramalho e outros. A presença de grandes artistas promoveu muito o festival atraindo sempre um grande público. Este ano terá show de Almir Satler.
São Pedro do Itabapoana é um distrito do município de Mimoso do Sul no sul do estado e viveu seu tempo áureo na época do café sendo inclusive sede do município. Com a mudança da sede o lugar parou no tempo com construções coloniais do século XIX e ruas calçadas com pedras pé de moleque. (LEIA MAIS SOBRE SÃO PEDRO).
Hoje é um Sítio Histórico tombado pelo Conselho Estadual de Cultura como Patrimônio Cultural do Espírito Santo. É um lugar pequeno e oferece somente o projeto Cama e Café como hospedagem em algumas propriedades. (LEIA AQUI A MINHA EXPERIÊNCIA DO FESTIVAL).
Veja programação do festival e onde ficar no SITE DO FESTIVAL.
COMO CHEGAR:
São Pedro do Itabapoana fica a 25 km de Mimoso do Sul que por sua vez fica a 175 km de Vitória. Para ir até lá de ônibus saindo de Vitória, é preciso ir até Mimoso pela viação planeta -(27) 3223-6126 // 3223-5761 - e depois pegar outro ônibus da viação cordeiro - (28) 3562 - 1400 - até São Pedro. De carro você pode ir pela BR 101 sul até o trevo onde entra para a Rodovia Rubens Rangel até Mimoso do sul.
|
0 Comentários