Era para ser só mais um passeio de volta à ilha, oferecido em Morro de São Paulo na Bahia. Já escrevi sobre este passeio e também sobre Morro. Um passeio com parada para banho junto com peixinhos (quando eles aparecem), uma parada aqui, outra ali, e parada para almoço na praia de Boca da Barra na ilha de Boipeba.
Mas semana passada, a parada para o almoço fez toda diferença. Na lancha que eu estava, alguém comentou sobre uma tal lagosta que ouviu falar. E a tal lagosta é servida na praia de Cueira, onde as lanchas param para que os interessados possam fazer uma caminhada até a praia onde normalmente acontece o almoço.
Fogão de lenha onde são preparadas as maravilhosas lagostas.
Pronto, o grupo resolveu ir à praia, mas não para caminhar e sim degustar a lagosta. Confesso que não fiquei entusiasmado com a ideia, nunca ouvi falar da lagosta e queria ir logo para a outra praia onde estava a outra parte do grupo. Mas na condição de Guia de Turismo fui acompanhando.
Quando a lancha parou, o que vi primeiro foi um fogão de lenha coberto por umas seis telhas grandes de amianto, e junto a isso um senhor baixinho, simples e quieto. Diante daquele cenário, não acreditei que ali seria servido uma boa lagosta, e aumentou a minha vontade de não demorar ali.
Mas quando aproximei, outra coisa chamou a minha atenção: as bacias de lagostas. Nossa, quanta lagosta! todas fresquinhas. E o responsável por aquilo era aquele senhor baixinho, simples e quieto: o Guido. Ele mesmo pesca o prato principal do seu restaurante.
O lugar é simples na beira da praia e sob a sombra de uma grande arvore, com várias mesas de plástico espalhadas. Mas se preferir, em um segundo plano tem uma construção melhor feita de madeira.
Guido que além de pescar e preparar a lagosta, tem que ter paciência para tirar fotos com os turistas.
Depois de uma seção de fotos (com as lagostas), o grupo foi sentando ali mesmo sob a sombra da arvore - com vista para o mar - e pedindo o cardápio. O que seria somente uma degustação antes de ir para almoço, passou a ser a refeição principal. Fui vencido (graças a Deus) e almocei uma deliciosa e inesquecível lagosta na manteiga.
São duas opções principais no cardápio, lagosta grelhada com casca e lagosta sem casca na manteiga. Os dois pratos são acompanhados por arroz, feijão e farofa. São fartos e custam R$ 90,00 cada. Pedi a lagosta na manteiga pois é sem casca e pega mais tempero, mas quem pediu a grelhada também gostou muito.
Quando chegamos somente duas mesas estavam ocupadas, mas não demorou muito para chegar várias lanchas trazendo muita gente e logo as mesas ficaram todas ocupadas. Foi muito bom ter chegado primeiro, assim o pedido não demorou. Na verdade foi muito rápido.
Lagosta grelhada (são três), um dos pratos do Guido. Esta foi uma refeição, mas comeram quatro mulheres.
ONDE FICA: praia de Cueira na ilha de Boipeba.
COMO CHEGAR: lanchas de passeio de Morro de São Paulo.
2 Comentários
Lindas fotos gostei muito
ResponderExcluirObrigado Guido!
Excluir