A cara de satisfação da turista
Você gosta de maçã? Muito? Então imagina entrar num pomar e poder pegar a maçã que quiser (quantas quiser) diretamente no pé. Pois é, esse lugar existe aqui no Brasil e fica no interior do estado de Santa Catarina, na cidade de Fraiburgo.
Uma cidade formada por gente que apareceu de todos os cantos, muitos da Alemanha como os irmãos René e Arnoldo Frey. Os irmão Frey foram (são ainda) tão importantes para o lugar que deram nome a cidade. Fraiburgo significa Vila dos Frey. Além da cidade quase tudo nela leva o nome da família, a floresta, hotel, indústria, rua….
A pequena cidade teve nas matas a primeira grande força econômica, sendo aproveitada para a indústria madeireira na fabricação de móveis e produção de celulose. A chaminés das industrias continuam fazendo parte da paisagem e na economia da cidade , mas desde a segunda metade do século passado a fruticultura vem ganhando mais espaço, principalmente com a produção de maçã. Não é atoa que a cidade é conhecida como a capital brasileira da maçã ou ‘Terra da Maçã’, sendo responsável por quase 20% de toda produção da fruta no país.
A Floresta René Frey tem araucárias centenárias. No início esta espécie atraiu os imigrantes para o seu uso na indústria madeireira, hoje é preservada e apreciada pelos turistas
Numa cidade simples e sem muitos atrativos, a maçã não só virou um importante produto na economia mas também um (ou o mais) importante atrativo turístico do lugar. Tem barraquinha da maçã onde é possível não só comprar a fruta mas também tudo que possa ser feito com ela. As plaquinhas com os nomes das ruas são em formato de maçã, o relógio na praça também tem o formato de uma maçã e no hotel tem suco, torta, doce, sabonete e shampoo de maça.
No meio da florestas de araucárias, uma capelinha ecumênica toda em madeira sem o uso de pregos
Até mesmo o principal passeio é em torno da maça. É o passeio promovido pela Casa do Turista onde o visitante percorre a Floresta René Frey (olha a família ai) tendo contato com araucárias, esculturas interessantes e visita o interior de uma capela construída com araucárias. Depois segue para o pomar passando por alguns animais. Fora da época da colheita, que normalmente vai de dezembro a abril, o máximo que pode fazer no pomar é tirar fotos e depois seguir o tour pela cidade podendo visitar o processamento da maçã em uma das várias agroindústria da cidade.
Esculturas de ferro e cimento que atraem a atenção dos turistas
Mas no período da colheita o passeio fica muito mais interessante. E a última vez que fui a Fraiburgo acompanhando um grupo foi justamente nessa época, e tive a oportunidade de conhecer algo novo. No pomar, além de poder tirar fotos os visitantes puderam vivenciar a colheita das maças. Uma experiência simples, mas não comum para aquelas pessoas que estavam ali (nem pra mim) e que proporcionou grande satisfação.
A EXPERIÊNCIA
A Casa do Turista, onde tudo começa
O visitante é recebido na Casa do Turista. Lá ele assiste um vídeo contanto um pouco sobre a cidade e o passeio. Antes de começar o passeio a pessoa decide se quer fazer a colheita. Caso queira, além do valor do passeio, paga-se R$ 15,00 e recebe uma redinha. Pode comprar quantas redinhas quiser.
O passeio pode ser feito de ônibus, de carro particular ou para quem quer mais emoção com o caminhão utilizado em safaris. Os valores são diferentes e em qualquer opção vai uma monitora passando informações.
O passeio pode ser feito neste ônibus….
Ou no caminhão Kaigang para quem quer mais emoção. Foto de divulgação.
A primeira parada acontece na Floresta René Frey perto de uma capelinha onde o visitante pode fazer caminhadas leves na floresta de araucárias. Depois segue ao pomar, lá a monitora orienta em quais pés pode-se fazer a colheita. Pode pegar maçã até encher a redinha.
Do pomar o passeio segue pelas ruas da pequena Fraiburgo onde a monitora conta curiosidades e mostra alguns atrativos. O passeio tem duração aproximada de 2 horas.
Para fazer opasseio deve-se entrar em contato com a Casa do Turista pelo telefone (49)3246-2352 ou pelo e-mail casadoturistafbgosc@hotmail.com .
ONDE FICAR
Jardim do Hotel Renar
Posso estar enganado mas em Fraiburgo o que tem de interessante mesmo para fazer é só o passeio. Mas fica próximo a outras cidades que fazem parte da Rota da Amizade com outros atrativos. E mesmo sendo uma cidade pequena Fraiburgo tem uma ótima opção de hospedagem, o Hotel Renar (também da família Frey). Aliás, além do passeio, uma das boas coisas que tem na cidade é ficar hospedado no Hotel Renar. Ele tem boa estrutura de lazer, é confortável, boas instalações e boa comida.
0 Comentários