Santa Teresa é uma cidade distante 80 km de Vitória, capital do Espírito Santo. Está na região serrana do estado e foi colonizada por italianos, tem um bom clima, boa gastronomia, muitas festas, e atrativos como o museu de biologia fundado por Augusto Ruschi, o patrono da ecologia do Brasil (leia mais sobre a cidade aqui). Com esses atrativos, e devido a proximidade, já fui algumas vezes a cidade.
Sempre soube da existência de uma rampa de voo livre mas nunca tive a curiosidade de ir até lá (talvez porque não sou esportista - santa ignorância), nas minhas idas a Santa Teresa dou mais atenção ao centro da cidade que é onde tem as festas, bares, ….
Um dia desses estava de passagem por Santa Teresa vindo de Pancas, cidade montanhosa procurada por adeptos do voo livre, e talvez influenciado pelo que vi, resolvi finalmente ir conhecer a rampa de voo da cidade. Era finalzinho da tarde, quase encontro ela fechada, e achei o visul incrível. Queria ter chegado mais cedo para ter aproveitado melhor. Por que eu nunca estive ali antes? Era a pergunta que eu fazia.
Não sabia o que encontraria lá no alto. Teria algum esportista ou devido o horário estaria deserto? Estaria precisando de cuidados como as que vi em Pancas? O que encontrei foi um lugar bonito, bem cuidade com lanchonete e banheiros. E além de esportistas encontrei outras pessoas que assim como eu estavam só aproveitando o visual de fim de tarde em um lugar agrável e alto. A Rampa de voo livre de Santa Teresa tem 915 metros de altitude.
E não é só lá no alto que o cenário é bonito. Para chegar até lá é preciso passar pelo vale do Caravággio, uma região florida com casa rústicas, pousadas, restaurantes e pequenas propriedades sendo que muitas delas produzem vinhos e licores artesanais. Tem até uma que produz espumante. Suba apreciando a paisagem.
Quando for a Santa Teresa coma bem, visite o museu, apreoveite as festas, a rua de lazer, o bar elite, a loja de de produtos da terra, vinículas mas vá ter um fim da tarde agrádavel na rampa de voo livre de Santa Teresa. Não faça como eu deixando sempre para depois.
ONDE FICA, COMO CHEGAR
Saíndo do centro da cidade em direção a cidade de Santa Maria de Jetibá entrar no portal do vale do Caravaggio à direita. Depois é só seguir a estrada sinalizada. É facil chegar e tem bom acesso em estrada de terra mas com alguns trechos pavimentados. A rampa Amauri Fernandes está aproximadamente 8km do centro da cidade.
Para chegar a Santa Teresa saindo de Vitória é só seguir pela BR 101 norte até a cidade de Fundão e depois entrar a esquerda continuando pela rodovia estadual ES 164.
0 Comentários