De um tempo pra cá comecei ver amigos postando fotos do e no Beco Do Batman e me perguntava que lugar novo é este em São Paulo? Mas para a minha surpresa não é um lugar novo, ele já existe desde dos anos de 1980 quando um grupo de grafiteiros passou a frequentar o local. Mas o grafite na região começou antes ainda num pequeno espaço próximo dali conhecido como beco do Aprendiz. Com o aumento de grafiteiros no local, muitos mudaram de lugar dando origem ao Beco do Batman, que tem este nome porque havia ali o desenho do personagem.
Fui durante a semana e ele estava vazio
Mesmo indo sempre a São Paulo eu nunca soube desse lugar e prometi que na minha próxima viagem à terra da garoa eu iria conhecer. Fui mês passado e encontrei o beco vazio, fiquei surpreso pois devido a fama o beco vem recebendo muita gente que usa o local como cenário para vídeos e fotos, principalmente selfies. Dizem que no final de semana é uma multidão, então fiz bem (mesmo sem planejar) em ter ido numa manhã no meio da semana . Durante o tempo que fiquei ali só passou uma ou outra pessoa da região e uns dois turistas que apareceram depois, fiquei até um pouco inseguro, mas é bem tranquilo.
Cheguei e fui passando, de repente já estava no final, me perguntei: é só isto? Cheguei a pensar que não fosse ali. Mas me toquei que é ‘Beco do Batman’ e não ‘Avenida do Batman’. Vi tantas fotos diferentes que esperei encontrar uma rua imensa, mas ai parei e voltei os mais de 150 metros observando, curtindo e fotografando os trabalhos com calma e no tempo do beco e não no tempo da minha ansiedade de conhecer mais um lugar.
Grafite do artista Paulo Ito
No beco do Batman os grafiteiros encontram apoio para imprimir a arte de rua. Os murais coloridos ocupam todos espaços nos muros, escadas e paredes, transformando o local numa galeria a céu aberto. Lá os grafites são preservados sendo apagados somente para fazer outro no lugar, o que permite que sempre tenha trabalho novo para ver, estimulando um retorno ao beco.
O lugar mais espaçoso do beco
Muita gente famosa já foi conhecer o Beco do Batman. Quem visitou o lugar ano passado foi Ron Wood, guitarrista dos Rollings Stones que aproveitou para grafitar o símbolo da banda. Veja na primeira foto deste post.
Para conhecer o Beco do Batman não demora muito tempo (ele vazio como encontrei), então é bom aproveitar a visita para conhecer outros lugares em Vila Madalena. O bairro tem ateliês, restaurantes e é boêmio, o que não falta são bares. Mas se quiser continuar na linha dos grafites vá conhecer o Beco do Aprendiz (eu não conheci porque não sabia dele).
Dias depois que visitei o beco, um morador resolveu cobrir o grafite do muro da sua casa. Apesar de gostar dos grafites e apoiar o trabalho dos artistas, seu João pintou o muro de cinza em protesto para chamar a atenção das autoridades e pela falta de respeito com os moradores por parte de muitas pessoas que frequentam o lugar. Mas tudo acabou bem e logo ele liberou o muro para um novo grafite.
Quando for visitar o Beco do Batman (ou qualquer outro atrativo turístico) respeite os moradores e as residências. Turismo só valer a pena se for bom também para as pessoas que vivem no local.
Trabalho que estava no muro que foi pintado de cinza pelo morador. Painel comunitário dos artistas Speto, Ciro e Binho Ribeiro
COMO CHEGAR
Rua Gonçalo Afonso e Rua Medeiros de Albuquerque – Vila Madalena.
De metrô:
Fui pela Estação Vila Madalena da linha verde e continuei andando 1600 metros, praticamente só descida. Na volta indicaram ir pela Estação Sumaré, também da linha verde, um pouco mais próxima, mas achei o caminho pior. Tem também a estação Fradique Coutinho, não conheci o caminho, mas passa pelo do Beco do Aprendiz.
Beco do Aprendiz: Entre as ruas Belmiro Braga e Padre João Gonçalves.
0 Comentários