Foto: Cláudio Postay. Prefeitura de Cariacica.
Cariacica é uma das cidades da região metropolitana da Grande Vitória. Localizada ao lado da capital, tem a terceira maior população do estado. Cortada por importantes rodovias federais tem uma região urbana dinâmica com boa logística para o com comércio, empresas e indústrias importantes que movimentam a economia estadual. Mas ao mesmo tempo, mais da metade do seu território está na zona rural com atrativos naturais, áreas de preservação e comunidades que parecem distantes das cidades, mas que guardam costumes e tradições como o Congo de Máscara que só tem em Cariacica.
Mesmo com vários pontos positivos, muitos Capixabas (inclusive eu) muitas vezes só lembram de Cariacica pelos seus problemas. E por causa desse olhar preconceituoso (e também por falta de um trabalho para melhorar a imagem do Município), não se percebe a importância da economia, cultura e turismo local. Turismo??? Sim, turismo. Em Cariacica não têm só o Parque do Moxuara.
Fotos: guia&turismo.
Cariacica oferece muitas possibilidades de circuitos e roteiros turísticos. No Município têm atrativos históricos, culturais, naturais e religiosos. E esta semana o Instituto de Desenvolvimento de Cariacica (IDESC), por meio da Gerência de Fomento ao Turismo, lançou um circuito pensado na diversidade religiosa existente no Município.
Existem vários templos e espaços de diversas religiões, Católica, Evangélicas e de Matrizes Africanas. Alguns desses têm destaque como o Templo da Fraternidade Tabajara que deu origem ao bairro com o seu nome.
Existem vários templos e espaços de diversas religiões, Católica, Evangélicas e de Matrizes Africanas. Alguns desses têm destaque como o Templo da Fraternidade Tabajara que deu origem ao bairro com o seu nome.
Batizado de “Circuito Religioso Fé e Devoção”, o lançamento aconteceu na última segunda-feira, dia 24, com a realização do primeiro roteiro para um grupo de Guias de Turismo. Por ser dia de São João Batista, padroeiro do Município e santo da Igreja Católica, o roteiro contemplou 04 atrações católicas. Mas outros roteiros estão sendo criados com representações de outras religiões.
O Roteiro
A primeira visita foi na Paróquia Santa Maria Goretti, da década de 1960. Eu não conhecia, e o destaque ficou por conta da torre sineira de 30 metros que chama atenção de longe, lembra a torre de Pisa, e é dela que todos os dias sai o som da “Ave Maria” às 6h e 18h. Endereço: Rua Bolívia, nº 234, Jardim América, Cariacica, – ES.
Foto: Cláudio Postay. Prefeitura de Cariacica.
Em seguida visitamos o Santuário Bom Pastor, no bairro Campo Grande. Eu já conhecia, mas antes das novas obras. O templo novo chamou a minha atenção pois é cheio de simbolismo e arte com um lindo painel no altar e vitrais nas paredes. Endereço: Rua Dom Luiz Scortegagna, s/n, Campo Grande, Cariacica – ES.
A terceira visita foi nos Arautos do Evangelho, eu não fazia a menor ideia do que era e o que encontraria. Fica mais para a área rural, e logo no caminho o lugar chama atenção pela tranquilidade e beleza. Os Arautos do Evangelho é uma associação de fiéis ligados a Igreja Católica, como um Ordem Religiosa. Arauto tem como um dos significados mensageiro. Então eles são aqueles que levam o evangelho, mas fazem isso também através da arte. E uma das atrações que chamou a atenção do grupo foi um presépio muito interessante que existe em todas sedes dos Arautos pelo mundo.
Fomos muito bem recebidos pelo simpático diácono responsável pela casa. Ainda não tem ali uma igreja, mas já tem o projeto de uma imponente que demorará mais de 2 anos a sua construção. Enquanto isso, a missa acontece na quadra. O local é como se fosse um seminário, e funciona também ali uma escola regular mantida por eles para a comunidade. Eles realizam eventos abertos ao público em geral.
Foi a surpresa do roteiro e vale muito a visita. Endereço: Rua Princesa Isabel, 701 – Bairro Nova Campo Grande, Cariacica – ES.
Terminamos a programção já à noite na primeira igreja construída em Cariacica: Igreja de São João Batista, a matriz da sede do município. Fomos recebidos por uma banda de congo que fez todo mundo dançar na praça onde está a igreja e que ao seu redor a cidade cresceu. A igreja do século XIX tem o estilo arquitetônico diferente de todas as outras, é menor, aconchegante e bonita. Eu já conhecia, e tem uma história muito interessante. Endereço: Rua Marechal Deodoro da Fonseca, s/n, Centro, Cariacica.
Foto: Cláudio Postay. Prefeitura de Cariacica.
Gostei do roteiro apresentado e acho que é válido. Mas é claro, precisam alguns detalhes que com certeza serão providenciados. Fazer esse roteiro é uma ótima oportunidade para conhecer o Município de Cariacica.
***Participei a convite da Gerência de Fomento do Turismo de Cariacica. Para a realização do evento, o IDESC contou com a parceria da Chover Brasil, ABAV_ES, SINDEGTURES, ETTCA e Secretaria Municipal de Cultura e Educação.
2 Comentários
Show de bola, fiquei impressionado com as igrejas e já fiquei doido para conhecer os Arautos, muito lindo este lugar, parabéns pela matéria
ResponderExcluirValeu amigos!
ExcluirRealmente vale uma visita. Os Arautos é um lugar diferenciado, eles promovem atividades nos finais de semana e não deixe de ver o presépio, é diferente de todos que você viu.Abraço